Tiroteios na Síria: avião de Bashar al-Assad desaparece do radar após ex-ditador fugir do país

Em meio aos intensos tiroteios na capital síria, Damasco, o avião que transportava Bashar al-Assad sumiu do radar. Segundo o site Flight Radar, o transponder do avião foi desligado, fazendo o sinal da aeronave desaparecer.

Avião onde Bashar al-Assad fugia teria sido abatido por rebeldes

Avião de Bashar al-Assad teve o transponder desligado e gerou especulações de provável queda da aeronave – Foto: Reprodução/ND

O grupo rebelde HTS (Hayat Tahrir al-Sham) afirma ter tomado o controle da cidade. Vídeos mostram celebrações na Praça Umayyad, onde se localizam importantes prédios governamentais.

“Eles tomaram o controle da televisão estatal, do aeroporto etc.”, relatou o analista Mutlu Civiroglu. Autoridades do governo Assad teriam abandonado seus postos, e o primeiro-ministro sírio, Mohammad Ghazi al-Jalali, estaria “pronto para os procedimentos de transferência”, segundo a rede Al Arabiya.

Rebeldes do HTS prometem ‘Nova Síria’ em meio ao colapso do regime de Bashar al-Assad

O grupo HTS, reconhecido por suas ações contra Assad, declarou em mensagens no Telegram que esta será uma “Nova Síria” pautada pela paz e justiça.

Entre os feitos anunciados, destaca-se a libertação de prisioneiros da prisão de Saydnaya, famosa por denúncias de tortura e mortes sob o regime anterior.

Rebeldes tomaram conta de Damasco, na Síria

Rebeldes do grupo HTS comemoram queda do ditador sírio – Foto: Louai Beshara/AFP/Reprodução/ND

A guerra civil síria, que começou em 2011 durante a Primavera Árabe, resultou em perseguições, mortes e milhões de deslocados. Assad governava com apoio de aliados como Rússia, Turquia e Hezbollah, que retirou tropas após reveses recentes.

O futuro da Síria permanece incerto, mas a queda do regime é vista como uma virada histórica no conflito.

Veja o momento em que o avião do ex-ditador some no radar


No site Flight Radar, o sinal do avião desapareceu – Vídeo: X/Reprodução/ND

*Com informações do R7.com

Adicionar aos favoritos o Link permanente.