Quem é Bashar al-Assad, ditador sírio que comandou o país por 24 anos após morte do pai

A guerra civil e o desaparecimento do avião do ditador Bashar al-Assad marcam o fim de um regime que controlou a Síria por 24 anos. A dinastia dos Al-Assad começou em 1971, quando Hafez al-Assad assumiu o poder após um golpe de Estado. Desde então, o clã alauita dominou o país, enfrentando levantes populares e uma guerra civil devastadora.

Bashar al-Assad estava no poder há 24 anos

Bashar al-Assad assumiu o poder no ano 2000; governo do ditador caiu para rebeldes – Foto: Al Jazeera/Reprodução/ND

Bashar assumiu a presidência em 2000, após a morte de Hafez por ataque cardíaco, sendo eleito em referendo com 97,3% dos votos. Oftalmologista sem experiência política, ele foi preparado às pressas para liderar após a morte de seu irmão Bassel, inicialmente escolhido para suceder o pai.

De herdeiro improvável a ditador: o legado de Bashar al-Assad e o desaparecimento do avião durante fuga

Bashar al-Assad era o segundo filho de Hafez al-Assad e não estava preparado para assumir o manto do pai. Ele estudou oftalmologia em Londres, até que seu irmão mais velho, Bassel al-Assad – que se preparou para substituir o pai no poder – morreu em um acidente de carro em 1994.

Hafez al-Assad e o filho, Bashar, que o substituiu após sua morte

Bashar assumiu após a morte do pai, Hafez al-Assad, morto após sofrer uma parada cardíaca – Foto: Reprodução/ND

Os olhares do país voltaram-se então para Bashar, que precisou estudar ciência militar. O mais novo ditador se tornou mais tarde coronel do exército sírio. Seu governo assumiu o poder em uma eleição sem oposição em 2000.

O regime de Bashar enfrentou desafios que culminaram na guerra civil, iniciada em 2011 durante a Primavera Árabe. A repressão violenta a manifestações pró-democracia gerou uma das maiores crises humanitárias do século, com 13,8 milhões de deslocados e milhares de mortes.

Bashar al-Assad fugiu do país de avião, mas aeronave desapareceu do radar

Avião do ditador teve o transponder desligado e gerou especulações de provável queda da aeronave – Foto: Reprodução/ND

A queda de Bashar encerra um capítulo de controle autoritário iniciado pelo pai, Hafez, que governou com apoio militar e alianças estratégicas. O site Flight Radar aponta que o transponder do avião foi desligado, fazendo o sinal da aeronave sumir.

Agora, com o desaparecimento do avião de Bashar al-Assad e os avanços rebeldes, a Síria vive a expectativa de um novo futuro após cinco décadas sob o domínio dos Al-Assad. Manifestantes já falam sobre uma “Nova Síria” nas ruas de Damasco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.