Qual aplicativo de banco pode estar roubando seu dinheiro

A McAfee, uma das principais empresas de cibersegurança, alertou para um aumento significativo em um tipo de ataque hacker que afeta smartphones, causando extorsão, assédio e até drenagem de contas bancárias a partir de aplicativos.

Imagem ilustrativa de aplicativo

Imagem ilustrativa de aplicativo. – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

A ameaça vem na forma de aplicativos financeiros maliciosos que contêm o malware “SpyLoan“, o qual já tem mais de oito milhões de instalações ativas em todo o mundo.

Esses aplicativos, disponíveis no Google Play, imitam instituições financeiras renomadas, adotando os mesmos logotipos, cores e interfaces, o que aumenta a confiança dos usuários.

Hacker invade celular a partir de falsos aplicativos.

Hacker invade celular a partir de falsos aplicativos. – Foto: Canva/Divulgação/ND

Uma vez instalados, eles solicitam informações pessoais sensíveis, como documentos de identidade, dados bancários, informações de emprego e até dados do próprio dispositivo da vítima.

Como funcionam os aplicativos

De acordo com a McAfee, os usuários doa aplicativos são frequentemente solicitados a fornecer documentos de identificação legal e informações pessoais, além de detalhes bancários e dados relacionados ao dispositivo.

Os aplicativos também têm termos de privacidade extensos, permitindo o acesso a informações como mensagens de texto, registros de chamadas e contatos.

Como se proteger de aplicativo malicioso

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a McAfee recomenda que os usuários monitorem cuidadosamente as permissões de seus dispositivos, verifiquem a legitimidade dos aplicativos antes de instalá-los e denunciem qualquer atividade suspeita às autoridades ou lojas de aplicativos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.