Psyllium: para que serve e como ele pode beneficiar sua saúde

Insumo extraído das cascas das sementes da planta Plantago ovata, o psylium é um suplemento alimentar amplamente reconhecido por suas propriedades para o organismo. Mas é natural perguntar: psyllium para que serve?

Colher e tigela de cerâmica com farelos de psyllium

Suplemento alimentar completo, o psyllium contribui para a melhora da saúde intestinal e controle de doenças crônicas. – Foto: Reprodução

Seus benefícios são variados e afetam desde a saúde intestinal até o controle da diabetes e do colesterol ruim. Mesmo nativo do mediterrâneo, o produto ganhou popularidade por ser uma solução natural que inclusive ajuda no emagrecimento.

O que é psyllium?

O psyllium é uma fibra solúvel natural, que normalmente é diluída em água ou suco. Nessa mistura com os líquidos, ele forma um gel viscoso, que por sua consistência, dá a sensação de saciedade.

Sua ingestão é aconselhada cerca de 30 minutos antes das refeições e quando incorporado a uma dieta equilibrada, ele serve para melhorar a qualidade da flora intestinal, perda de peso, saúde cardiovascular e para acelerar o metabolismo.

Psyllium, para que serve?

Com esses atributos, não é exagero chamar o psyllium de multifuncional, já que seus benefícios são bem variados.

Mesmo sem substituir nenhuma refeição, o insumo completa uma dieta balanceado com fibras e proteínas essenciais. Confira a seguir para que o psyllium serve:

Elimina a constipação: O psyllium é um excelente aliado no combate à prisão de ventre. Ao aumentar o volume das fezes e facilitar a passagem pelo intestino, ele ajuda a regularizar o trânsito intestinal.

Pessoa no banheiro com a dor no ventre, representando o incomodo da constipação

Por conter fibras solúveis, o psyllium alivia os sintomas da constipação – Foto: Canva/Divulgação/ND

Aumenta a saciedade: Ao formar um gel no estômago, o psyllium proporciona uma sensação de saciedade, o que pode ser útil para quem busca controlar o peso.

Reduz o colesterol: Estudos indicam que o psyllium pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (“ruim”), contribuindo para a saúde do coração.

Melhora a flora intestinal: O psyllium promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino, contribuindo para uma microbiota intestinal saudável.

Controle da diabetes: As fibras solúveis do psyllium retardam a digestão e a absorção dos carboidratos, ajudando a estabilizar os níveis de glicose no sangue.

Como ingerir o psylium?

O psyllium pode ser encontrado em diferentes formas, como cápsulas, pó ou em alimentos como cereais e pães.

É importante seguir as orientações médicas e dos fabricantes e consumir com bastante líquido, pois o psyllium precisa de água para formar o gel e agir no organismo.

Imagem do psylium em três formas: em um frasco em pó, diluído em água e em cápsulas

Quando diluído, o psyllium forma uma espécie de gel que ajuda a dar saciedade – Foto: Reprodução

Nutricionistas indicam que o psyllium pode ser consumido antes das refeições principais do dia, com antecedência de pelo menos 30 minutos.

A dosagem é adaptável a cada organismo, mas o ideal é começar com as proporções de 5g a 10g por dia, aumentando a proporção mediante orientações médicas.

Cuidados ao ingerir o psyllium

Apesar de seus benefícios, o consumo de psyllium deve ser feito com moderação e acompanhado por um profissional de saúde.

Pessoas com obstrução intestinal, dificuldade para engolir ou alergia ao psyllium devem evitar seu consumo. Além disso, é importante aumentar o consumo de água ao incluir o psyllium na dieta.

O psyllium também pode interferir na absorção de medicamentos; logo tome-o pelo menos 2 horas antes ou depois de qualquer remédio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.