Condenado por latrocínio foragido de penitenciária é recapturado em bar de Teresina


Vanildo Caio da Silva, era um dos 20 presos que conseguiram fugir da penitenciária em novembro de 2024. Ele foi condenado a 25 anos de prisão pelo latrocínio (roubo seguido de morte) de Juniel Ferreira Lima, em 17 de julho de 2022. Penitenciária Irmão Guido, Zona Sudeste de Teresina.
Isabela Leal / g1 PI
Um homem chamado Vanildo Caio da Silva, foragido da penitenciária Major Cesar foi recapturado na noite de sábado (7) ao ser encontrado em um bar no residencial Deus Quer, no bairro São Sebastião, em Teresina.
Ele era um dos 20 presos que conseguiram fugir da penitenciária em novembro de 2024. Com a prisão de Vanildo, chega a 8 o número de foragidos nessa ocasião que foram recapturados.
Em 2023, Vanildo foi condenado a 25 anos de prisão pelo latrocínio (roubo seguido de morte) de Juniel Ferreira Lima, em 17 de julho de 2022. Além disso, ele responde ao processo pelo assassinato de Gabriel Siqueira Alves, ocorrido em janeiro do mesmo ano. (Leia mais sobre cada caso abaixo.
Recapturado em bar
Os policiais receberam uma ligação anônima informando que o homem estava no bar por volta das 20h40 de sábado. Ao avistar os policiais chegando no bar, Vanildo tentou fugir pulando um muro, mas foi contido.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Ele carregava um revólver calibre 38, e por isso foi preso em flagrante. Além disso, os policiais cumpriram o mandado de prisão que havia contra ele, por ser foragido da penitenciária.
Condenado a 25 anos
Vanildo Caio da Silva foi condenado, junto com Emanoel Vieira Barros, pelo latrocínio (roubo seguido de morte) de Juniel Ferreira Lima, assassinado em 17 de julho de 2022, na Usina Santana, zona rural de Teresina. Os dois foram condenados a 25 anos de prisão.
Juniel desapareceu na noite de 17 de julho de 2022, depois de uma visita à seu pai e irmãos no assentamento Santana Nossa Esperança, na Usina Santana, zona rural de Teresina.
Ele foi encontrado morto no dia 18, com um tiro na cabeça. A motocicleta que dirigia foi encontrada abandonada em Teresina.
Tribunal do júri
Além desta condenação, Vanildo também responde pelo assassinato de Gabriel Siqueira Alves, ocorrido no dia 2 de janeiro de 2022. Segundo a investigação, Gabriel e Vanildo eram membro de facções rivais. Com a ajuda de um comparsa, ele teria emboscado o rapaz e o assassinado.
O crime aconteceu no loteamento Nova Santana, bairro bom principio, em Teresina. O corpo de Gabriel foi encontrado quatro dias depois, em estado de decomposição.
O julgamento ainda está por acontecer, e será feito pelo Tribunal Popular do Júri.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
E
Adicionar aos favoritos o Link permanente.