Cobra venenosa é resgatada em residência no litoral de SP


Outros três animais silvestres foram resgatados pelo Departamento de Operações Ambientais durante ação. Cobra da espécie venenosa jararacuçu
Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Uma serpente venenosa e outros três animais silvestres foram resgatados em bairros residenciais de Bertioga, no litoral de São Paulo. As ações de captura foram realizadas pelo Departamento de Operações Ambientais (DOA).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em uma das ocorrências, uma cobra da espécie jararacuçu foi encontrada dentro de uma residência do Bairro Riviera de São Lourenço. Após o resgate, a serpente foi solta em seu habitat natural.
Segundo o biólogo Thiago Malpighi, a espécie é venenosa. Ele explicou que, embora a cobra seja encontrada em áreas urbanas, ela depende principalmente de ambientes florestais e é sensível às alterações causadas pela ação humana.
“Durante os meses mais quentes do ano, aumentam as chances de encontro com serpentes. Aqui no sudeste, os encontros são mais comuns de outubro a março ou abril”, disse o biólogo.
Em caso de acidente com o animal, é importante procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.
O que fazer em caso de picada?
Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. O torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;

O local da picada deve ser lavado com água e sabão;

A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;

É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível), pois isso facilitará a escolha do soro antiofídico a ser aplicado.
Serpente da espécie Cobra-dágua, não possui peçanha
Divulgação/Prefeitura de Beritoga
As ações do DOA, na quinta-feira (5), resultaram também no resgate de uma cobra-d’água nas proximidades do Forte São João, no Centro. De acordo com Malpighi, a espécie não oferece riscos e é comumente encontrada perto de canais de drenagem de águas pluviais ou valas.
Por fim, foram resgatados dois filhotes de andorinha no Bairro Vista Linda. Por estarem debilitados, os animais foram encaminhados ao Gremar – Instituto dedicado à reabilitação de espécies.
A prefeitura reforçou que os resgates podem ser solicitados 24h por dia pelos telefones 153, da Central de Comunicações e Monitoramento (Cecom) ou pelo 199 da Defesa Civil. O Centro de Controle de Zoonoses de Bertioga também atua no atendimento a animais domésticos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.