Brasil é 103º em ranking de ambiente institucional para negócios

Um relatório da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) apresenta dados sobre o ambiente de negócios no Brasil. O estudo, que avalia 133 países, coloca o Brasil na 103ª posição na categoria “Instituições” do IGI (Índice Global de Inovação), com uma queda de 26% em relação a 2020. Essa diminuição ocorre em três áreas principais: ambiente institucional, regulador e de negócios.

No ambiente institucional, o Brasil passou da 91ª para a 92ª posição desde 2020. No ambiente regulatório, a posição caiu de 77ª para 81ª. Segundo relatório, a maior queda aconteceu no ambiente de negócios, onde o país desceu do 80º para o 125º lugar, refletindo uma redução na estabilidade política para empreender. Eis a íntegra do documento (PDF – 8 MB).

Alexandre Pierro, sócio fundador da PALAS, consultoria especializada na ISO de Inovação, abordagem focada na governança da inovação, evoluindo para a criação de valor. Ele sugeriu a adoção de normas ISO, como a ISO 9001 de gestão da qualidade e a ISO 56001 de gestão da inovação, como soluções possíveis. A ISO 56001 foca em pilares como liderança e gestão de incertezas.

Pierro afirmou que a implementação dessas normas causou resultados positivos em empresas de diferentes setores, criando ambientes de negócios mais desenvolvidos para a inovação.

A ISO é um conjunto de práticas que facilita a obtenção de resultados, oferecendo um direcionamento estratégico e monitoramento contínuo de métricas. A metodologia internacional para governança de inovação, com foco na geração de valor, é adotada por mais de 164 países.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.