Rio que divide SC e Argentina transborda após chuva forte e alaga Ponte Internacional

O rio Peperi Guaçu transbordou após as fortes chuvas que atingem o estado de Santa Catarina neste fim de semana e alagou a Ponte Internacional, responsável por ligar o município de Paraíso, no Brasil, com San Pedro, na Argentina.

Ponte Internacional Peperi-Guaçu antes e depois de ser alagad

Ponte Internacional Peperi-Guaçu antes e depois de ser alagada – Foto: Reprodução/ND

A enchente ameaçou ainda invadir o prédio da aduana da Polícia Federal e do posto de fiscalização da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), no Extremo-Oeste.

Em vídeos feito por moradores, é possível ver a ponte tomada pela água e o nível do rio acima do normal.

As chuvas devem continuar até segunda-feira (9), segundo alerta da Defesa Civil de Santa Catarina. Todas as regiões estão em estado de atenção, exceto o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Ponte Internacional ficou alagada com fortes chuvas – Vídeo: Reprodução/ND

Chuvas fortes que alagaram Ponte Internacional devem continuar

As regiões do Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e todo Vale do Itajaí têm o maiores volumes médios acumulados, com previsão que deve varia entre 200mm e 250mm de chuva. Nessas áreas também há maior risco de alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos.

A responsável pela chuva intensa que atinge o estado é uma frente fria que tende a permanecer com característica semi-estacionária. A partir de terça-feira (10), o sistema deve se afastar de Santa Catarina.

Mapa do estado com áreas em risco para fortes chuvas

Áreas em laranja terão os maiores volumes de chuva – Foto: Divulgação/Defesa Civil/ND

A Defesa Civil recomenda que durante os temporais as pessoas busquem um local abrigado e jamais atravessem  ruas alagadas ou pontes, os cuidados em áreas de encosta devem ser redobrados, assim como a atenção com à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐢𝐚𝐧 𝐋ö𝐬𝐜𝐡 🇧🇷 (@cristianlosch)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.