Toyota Bandeirante 2025: Toyota Hilux Champ é a versão de trabalho da picape que poderá chegar ao Brasil

A Toyota lançou a Hilux Stout no exterior, uma picape voltada exclusivamente ao trabalho, com design prático e custo acessível. O modelo utiliza a mesma plataforma da Hilux convencional, mas foi projetado para atender às necessidades específicas de mercados emergentes. Produzida na Tailândia, a Hilux Stout foi apresentada no Peru como parte da expansão para fora da Ásia.

Pontos Principais:

  • Hilux Stout é fabricada na Tailândia e exportada para outros mercados.
  • Foco em robustez e funcionalidade para tarefas de trabalho pesado.
  • Possui motor 2.4 diesel e capacidade de carga de até uma tonelada.
  • Há possibilidade de fabricação na Argentina e eventual chegada ao Brasil.

O modelo se destaca por sua estrutura simplificada. A carroceria e a cabine possuem acabamento básico, com peças projetadas para reduzir custos de produção. O design é inspirado no conceito IMV 0, apresentado em 2022, combinando funcionalidade e modernidade.

A Hilux Stout é uma picape projetada para trabalho, com design simplificado e acessível. Produzida na Tailândia, foi lançada no Peru e pode ser exportada para outros mercados da América do Sul.
A Hilux Stout é uma picape projetada para trabalho, com design simplificado e acessível. Produzida na Tailândia, foi lançada no Peru e pode ser exportada para outros mercados da América do Sul.

No mercado peruano, a Hilux Stout é oferecida na configuração 4×2 Chassis C/S, equipada com um motor diesel 2.4 de 150 cavalos de potência e 35 mkgf de torque. O câmbio é manual de cinco marchas, com tração traseira. As dimensões incluem 4,97 metros de comprimento, 1,78 metros de largura, 1,73 metros de altura e 3,08 metros de entre-eixos.

Além do Peru, o modelo já foi lançado em outros mercados asiáticos com diferentes nomes, como Hilux Champ, Rangga e Tamaraw, dependendo do país. Na Ásia, também há versões maiores da picape, motores alternativos e opções de câmbio de seis marchas, mas por enquanto sem tração 4×4.

O modelo utiliza a plataforma da Hilux tradicional, mas adaptações reduziram os custos de produção. A Stout é robusta, prática e atende demandas de diferentes aplicações comerciais.
O modelo utiliza a plataforma da Hilux tradicional, mas adaptações reduziram os custos de produção. A Stout é robusta, prática e atende demandas de diferentes aplicações comerciais.

A Toyota Daihatsu Engineering & Manufacturing, na Tailândia, é a responsável pelo projeto da Hilux Stout. O modelo foi adaptado para facilitar a instalação de diferentes caçambas e implementos, garantindo versatilidade para diversos usos comerciais.

Embora a possibilidade de fabricação na Argentina esteja em análise, ainda não há planos concretos para a chegada da Hilux Stout ao Brasil. O custo elevado de produção na Argentina e o foco inicial no mercado asiático são barreiras apontadas pela Toyota.

O projeto da Hilux Stout foi desenvolvido pela Toyota Daihatsu na Tailândia, com ajustes no chassi para facilitar a instalação de caçambas e equipamentos, ampliando a versatilidade.
O projeto da Hilux Stout foi desenvolvido pela Toyota Daihatsu na Tailândia, com ajustes no chassi para facilitar a instalação de caçambas e equipamentos, ampliando a versatilidade.

Caso a produção seja aprovada na Argentina, o Brasil seria um mercado estratégico para o modelo, dada a relevância do país na América do Sul. No entanto, a Toyota não confirmou planos nesse sentido, mantendo o foco em outros projetos, como o lançamento do Yaris Cross no mercado brasileiro.

A Hilux Stout tem potencial para competir em segmentos de caminhões leves e picapes de trabalho, oferecendo um produto robusto e funcional a um preço mais acessível.

Fonte: Toyota e Motor1.

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