Temer defende Moraes: “Aplicador rigoroso da Constituição”

O ex-presidente Michel Temer (MDB) defendeu o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes na 5ª feira (5.dez.2024). De acordo com Temer, Moraes é um “aplicador rigoroso do texto constitucional e do sistema normativo”. A fala foi em entrevista à Rádio Eldorado.

O ministro foi indicado por Temer para uma vaga no Supremo em 2017. Com sua atuação na Corte, tornou-se o alvo principal de críticas dos bolsonaristas ao STF. A principal reclamação é o papel do ministro como relator do caso envolvendo extremistas do 8 de Janeiro. 

 

Moraes também é o relator da ação que apura a tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022. No relatório da PF (Polícia Federal), o plano do golpe envolvia o assassinato do próprio ministro. 

Para o ex-chefe do Executivo, o envolvimento direto do ministro nas investigações não o impede de ser o relator do caso. 

“Ouvi um argumento que me impressionou muito, porque a história da vítima, num caso desse, é a vítima pessoa física, e, na verdade, a agressão, por meio dele [Moraes], foi uma agressão ao sistema democrático”, afirmou o ex-presidente na entrevista. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.