Saiba quem era Lurdinha Nunes, missionária da Canção Nova que morreu aos 64 anos de idade


Ela conheceu o fundador da comunidade, Padre Jonas Abib, aos 14 anos de idade e ingressou na Canção Nova aos 19 anos. Lurdinha Nunes, missionária da Canção Nova, morreu aos 64 anos de idade
Divulgação/Canção Nova
Lurdinha Nunes, missionária da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), morreu no início da tarde desta sexta-feira (6), aos 64 anos de idade. Ela estava internada em Barra Mansa (RJ) e tratava um câncer de pulmão.
Lurdinha era o apelido de Maria Lurdes Nunes, que nasceu no dia 12 de fevereiro de 1960, em Bananal (SP). Aos 19 anos de idade, em 1979, ela ingressou na Canção Nova.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Antes, porém, aos 14 anos, conheceu o Padre Jonas Abib, fundador da comunidade, com quem trabalhou por muitos anos.
Seu principal trabalho na comunidade foi com o jornalismo, na rádio e TV Canção Nova. A primeira experiência com a TV aconteceu antes mesmo da fundação da emissora.
Ela estudava em Roma, quando Jonas Abib foi à Itália para participar de um congresso. Em determinado dia no país europeu, os dois visitaram o quarto de Santa Clara, em Assis (cidade de São Francisco), para pedir intercessão para o projeto da TV.
Lurdinha Nunes, missionária da Canção Nova, morreu aos 64 anos de idade
Divulgação/Canção Nova
Depois disso, Lurdinha participou da produção do primeiro programa da TV – o ‘Estou no meio de vós’, que foi apresentado pelo padre Jonas e Luzia Santiago, cofundadora da comunidade.
Ainda pela emissora, a missionária foi correspondente na Terra Santa, em Israel e Jerusalém, e fazia a produção de programas que eram enviados para o Brasil e para outras 30 emissoras em seis línguas: Italiano, inglês, francês, espanhol, português e árabe.
Lurdinha Nunes participou da transmissão de eventos importantes, como a beatificação de Frei Galvão, a morte e o funeral de São João Paulo II e a eleição do Papa Bento XVI. Em 17 de janeiro de 2022, ela participou de uma audiência com o Papa Francisco, no Vaticano.
Lurdinha Nunes, missionária da Canção Nova, morreu aos 64 anos de idade
Divulgação/Canção Nova
Prefeitura e CNBB lamentam
Em nota emitida nesta sexta, a Prefeitura de Cachoeira Paulista lamentou a morte de Lurdinha e disse se solidarizar com familiares e amigos da religiosa — veja a nota na íntegra abaixo:
“A Prefeitura de Cachoeira Paulista expressa seu profundo pesar pelo falecimento da jornalista e missionária da Canção Nova, Maria de Lurdes Nunes, carinhosamente conhecida como Lurdinha.
Lurdinha faleceu nesta sexta-feira (6), devido a uma parada cardíaca provocada por metástase, após uma longa luta contra o câncer que se manifestou pela primeira vez em 2011. Sua última missão foi na Terra Santa, onde dedicou anos à criação e coordenação da equipe editorial do Christian Media Center. Recentemente, no dia 9 de novembro, ela retornou ao Brasil para tratamento de saúde.
Neste momento de dor e reflexão, a Prefeitura se solidariza com a família e amigos de Lurdinha, bem como com toda a Comunidade Canção Nova”.
Initial plugin text
Já a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também lamentou a morte da missionária e destacou a atuação dela junto à entidade, no início dos anos 2000.
“Foi com pesar que nossa Conferência Episcopal recebeu a notícia do falecimento da jornalista e missionária da Comunidade Canção Nova, Maria de Lurdes Nunes, nesta sexta-feira, 6 de dezembro, aos 64 anos. Ela foi assessora de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 2001 a 2003”, diz trecho da nota.
“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Maria de Lourdes Nunes. Agradecemos a Deus pela sua vida entregue à Igreja por meio da comunicação e expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda Comunidade Canção Nova. Que a esperança na Ressurreição em Cristo seja sustento neste momento”, completou.
Initial plugin text
Velório e sepultamento
O corpo de Lurdinha é velado em Arapeí (SP) nesta sexta-feira (6). Já a missa de corpo presente acontecerá na manhã deste sábado (7), às 9h. O sepultamento deve acontecer logo em seguida, no cemitério municipal.
Lurdinha Nunes, missionária da Canção Nova, morreu aos 64 anos de idade
Divulgação/Canção Nova
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.