
A Defesa Civil alertou para temporais e chuvas volumosas entre esta sexta (6) e segunda-feira (9), em todas as regiões de Santa Catarina. A maior parte do estado está em alerta laranja, enquanto o Litoral catarinense está em alerta amarelo diante da previsão do tempo.

Previsão de temporais se estende para todo o estado, com previsão de volumes mais expressivos nas regiões entre o Extremo Oeste e o Alto Vale do Itajaí – Foto: Germano Rorato/ND
Conforme a Defesa Civil, as chuvas começam entre a tarde e noite de sexta, e persistem por todo o sábado (7), domingo (8) e segunda-feira (9).
A Defesa Civil prevê que, entre sexta e segunda-feira as áreas mais atingidas pelos temporais registrem, em média, volumes entre 200mm e 300mm.
O órgão explica que a chuva intensa é provocada por um sistema frontal, — o encontro de uma frente fria e seca e outra quente e úmida — que chega na forma de frente fria e adquire características de semi-estacionária, o que significa que ela fica “estacionada” e não sai do lugar por vários dias.
No entanto, a tendência é que a partir da terça-feira (10) a chuva diminua no estado, com o afastamento do sistema.
Temporais geram risco alto para alagamentos e enxurradas em boa parte de SC
A previsão vale principalmente a região entre o Extremo Oeste e o Alto Vale do Itajaí, onde devem ficar concentrados os maiores acumulados. Para essas áreas, os temporais geram um alerta laranja e o risco é alto para alagamentos, enxurradas, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e deslizamentos.
Entre a sexta e o sábado os volumes médios variam entre 100 e 150mm com pontuais em torno de 200mm desde o Extremo Oeste até o Alto Vale do Itajaí, pegando também parte do Planalto Sul.
Entre o domingo e a segunda-feira, a chuva se desloca para o norte e atinge o Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e parte do Médio Vale do Itajaí, também com volumes médios entre 100 e 150mm e pontuais em torno de 200mm.
Já no Litoral catarinense, a chuva também será forma frequente, mas com volumes um pouco menores, que variam entre 50 e 80mm com pontuais em torno de 100mm durante todo o fim de semana.

Maior parte do estado está em alerta laranja – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND