Por que você nunca deve resfriar ou armazenar alimentos quentes na geladeira

Armazenar os alimentos quentes na geladeira pode parecer prático para resfriá-los rapidamente, mas essa ação tem várias desvantagens que afetam tanto a qualidade dos alimentos quanto o funcionamento do aparelho.

Os alimentos quentes na geladeira aumentam a temperatura interna do aparelho, o que força o motor a trabalhar mais para manter a temperatura correta

Isso pode reduzir a vida útil do aparelho e aumentar o consumo de energia.

na imagem aparece uma panela com alimentos quentes na geladeira

Alimentos quentes na geladeira podem danificar o eletrodoméstico – Foto: Reprodução

A faixa de temperatura conhecida como “zona de perigo” (4-60 °C) é ideal para o crescimento de bactérias. Caso o alimento não for resfriado, ele pode permanecer nessa faixa por muito tempo e desenvolver microrganismos prejudiciais.

Os alimentos quentes liberam vapor, o que pode levar ao acúmulo de umidade no refrigerador. Isso não só afeta os alimentos ao redor, mas também pode estimular o crescimento de mofo nas paredes do aparelho.

Mulher guarda alimentos quentes na geladeira para consumir depois

Mulher guarda alimentos na geladeira – Foto: Reprodução

Por fim, o calor também pode afetar os produtos mais sensíveis no refrigerador, como os laticínios, frutas ou vegetais e isso altera seu sabor e textura.

O que fazer com os alimentos quentes na geladeira

  • Deixe o alimento esfriar: coloque-o em recipientes largos e rasos para que o calor se dissipe rapidamente.
  • Coloque o recipiente em um banho-maria invertido: mergulhe-o em água fria ou água gelada para acelerar o resfriamento.
  • Coloque-os na geladeira quando estiverem mornos: certifique-se de que o alimento não esteja fumegando antes de colocá-lo na geladeira.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.