Para que serve whey protein e como tomar o suplemento

Proteína extraída do soro do leite, o whey protein é um suplemento alimentar amplamente consumido por atletas, pessoas que buscam o ganho de massa e halterofilistas. Mas é natural já ter se perguntado: para que serve whey protein?

Imagem de um pote fechado e uma colher medidora com um whey em pó na cor creme espalhado na mesa

O whey é um dos suplementos alimentares mais utilizados por atletas amadores e profissionais – Foto: Aleksander Saks / Ubnsplash

Usado como suplemento, o produto possui mais utilidades que apenas os exercícios físicos. Entretanto, seu uso deve ser supervisionado e feito com cautela, sobretudo quanto a presença de ingredientes irregulares nos produtos comercializados.

Para que serve whey protein?

Popular em treinos e academias, o whey é uma proteína derivada do soro do leite, obtida por meio dos processos de pasteurização e filtragem do líquido.

Com uma aparência similar ao leite em pó, o whey protein ganhou fama por ajudar no ganho de massa muscular, recuperação dos treinos e no fortalecimento dos ossos.

Tais ganhos acontecem, pois o suplemento é fonte de aminoácidos essenciais e de proteínas presentes no plasma do leite, como a alfa-globulina e a beta-globulina, que tem a função de transportar vitaminas, minerais e hormônios pelo corpo.

Amplamente divulgado como um meio de ganhar potência muscular, força e energia, o whey protein auxilia na construção e reconstrução dos tecidos do corpo, promovendo a rápida recuperação dos músculos após uma longa série de treinos.

Homem fazendo musculação em academia vazia

Queridinho das academias, o whey protein ajuda na recuperação do pós treino – Foto: Pixabay

Quais os principais benefícios do whey protein?

A maioria dos benefícios proporcionados pelo whey protein são ligados ao aumento da resistência, força e disposição.

Como é uma ampla fonte de fibras, a proteína atua principalmente na regeneração dos músculos, ajudando na definição dos mesmos e na recuperação do corpo após uma série de treinos intensos.

Apesar de não ser o efeito principal, o whey protein contribui para o emagrecimento, pois fornece os nutrientes necessários para manter a energia durante a prática de exercícios físicos, além de inibir o apetite, o que ajuda na redução das medidas.

Por ser um derivado do leite, o suplemento tem propriedades similares, como a quantidade de cálcio, ideal para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose. Com uma baixa taxa de gorduras, o whey protein é beneficial para o coração, pois ajuda no controle da pressão arterial.

Formas e tipos de consumo do whey protein

Atualmente, existem 3 tipos principais de whey protein comercializados em mercados, farmácias e casas de produtos naturais: o concentrado, o isolado e o hidrolisado.

Confira a seguir as características de cada um deles:

  • Concentrado: mais puro, ele retém os nutrientes do leite, portanto tem mais compostos ativos da lactose. Por isso, tem um sabor mais natural e satisfatório quando comparado aos outros tipos.
  • Isolado: é altamente processado para retirar a maioria dos carboidratos e gorduras encontradas na proteína do leite. Ao final, sua composição chega a ter cerca de 90% de proteína.
  • Hidrolisado: Dentro todos, é o que possui o melhor processo de digestão, portanto é absorvido mais rapidamente pelo sangue. É ideal para os atletas que desejam aumentar a massa muscular magra.

Majoritariamente encontrado em pó, o whey protein também possui uma versão mais concentrada em cápsulas.

Suas formas de consumo variam por pessoa, mas entre as preferidas estão nas vitaminas de frutas, diluído em água ou leite, junto a outros suplementos ou como ingrediente de pães, panquecas ou doces.

Homem diluindo whey em pó num copo de água

Whey é uma boa fonte de proteína rápida para quem pratica exercícios físicos, mas seu consumo em excesso não é recomendado – Foto: dolgachov/Getty Images

Para quem o whey é recomendado?

Com a ampla difusão, o whey protein serve para diversos grupos, sendo que cada um deles aproveita o melhor das propriedades do suplemento para complementar as suas necessidades específicas.

Por exemplo, para atletas ou praticantes de atividades de grande impacto, como musculação e crossfit, o whey protein contribui para o pós-treino, além de dar força e massa muscular, o que é essencial, na prática de esportes ou sessões intensas na academia.

Para os idosos, o whey cumpre o papel de preservação da massa muscular, melhora no sistema imunológico e contribui para a digestão, principalmente para quem tem restrições alimentares.

homem inclinado empurrando pneu em aula de crossfit

Suplementos como o whey são essenciais para atividades físicas de alto impacto – Foto: Pixabay

E por falar nisso, o whey protein também é uma alternativa para os vegetarianos, sendo uma fonte diária de proteínas, em substituição à carne. Por sua facilidade em ser diluído e misturado, pode ser incorporado a inúmeras receitas, tornando o cardápio mais rico e completo.

Cuidados com o consumo de whey protein

Assim como outros suplementos, o whey protein deve ser consumido com parcimônia. Se tratando de um complemento, ele jamais deve substituir uma refeição e seu uso deve ser recomendado por nutricionistas e nutrólogos, que poderão criar uma dieta saudável incluindo esse insumo.

Apesar de as opções hidrolisadas e concentradas terem menor taxa de lactose, pessoas que possuem intolerância a essa gordura devem consultar especialistas antes da ingestão do whey protein.

Outro quadro que merece observação são os de pessoas com problemas renais, pois o excesso e proteínas podem potencializar doenças existentes nos rins e fígado.

O consumo do whey protein deve ser moderado, variando de 20g a 40g, conforme a dieta prescrita. Pelo alto teor de fibras, recomenda-se sempre a ingestão de água em abundância e ao pesquisar a melhor opção, atente-se a qualidade do produto, para não comprar um suplemento com excesso de aditivos e substâncias desconhecidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.