O que é o PEFIN, pendência na Serasa e como retirar o nome

Quem possui um negócio, provavelmente passa ou já passou por inadimplência de clientes.

Este é um dos maiores desafios que as empresas podem enfrentar e que afeta diretamente no caixa e na perspectiva de crescimento do negócio.

E para contornar esta situação, auxiliando na consulta e cobrança desses clientes, a Serasa Experian disponibiliza uma ferramenta chamada Pefin.

O Pefin tem como objetivo tornar a política de cobrança aos clientes inadimplentes mais prática e inteligente.

Confira a seguir mais sobre o Pefin e como essa ferramenta se torna uma vantagem no processo de cobrança.

O que é Pefin?

O Pefin, que significa Pendência Financeira, é um banco de dados mantido pela Serasa para registrar dívidas e inadimplências de pessoas físicas e jurídicas

Empresas de diferentes setores utilizam essa ferramenta para verificar o histórico de pagamento de seus clientes antes de conceder crédito.

O que é REFIN?

O Refin, ou Registro de Operações Financeiras, também é um banco de dados da Serasa, mas com foco em um tipo específico de informação. 

Ele armazena dados sobre contratos de empréstimos, financiamentos e parcelamentos em andamento.
Isso possibilita que as empresas consultem o histórico financeiro de um cliente, auxiliando na análise de crédito e promovendo maior transparência nas transações.

Qual a diferença entre Refin e Pefin?

Embora ambos sejam gerenciados pela Serasa, a diferença entre Refin e Pefin está no propósito de cada registro:

  • Pefin: focado em pendências financeiras, indicando inadimplência
  • Refin: relacionado a operações financeiras ativas, sem conexão direta com débitos em atraso

Portanto, o Pefin é associado as restrições de crédito, enquanto o Refin reflete compromissos financeiros assumidos de forma regular.

Oportunidade: Refinanciamento de consignado

Continue se informando com os nossos conteúdos, cadastre-se gratuitamente no formulário para recebê-los diretamente em seu e-mail.

O que significa ter uma pendência no Pefin?

Ter uma pendência no Pefin significa que uma dívida ou compromisso financeiro em atraso foi registrado no sistema do Serasa

O registro é feito pela empresa credora, como bancos, lojas ou administradoras de cartão de crédito, ao comunicar o atraso no pagamento.

Essa situação pode trazer consequências negativas ao devedor, como restrição de crédito, dificuldade para obter financiamentos ou abrir contas bancárias, além de comprometer a reputação financeira no mercado.

Como consultar uma pendência Pefin?

Estar com uma pendência no Pefin significa que o cliente tem dívidas em aberto com empresas de varejo, prestação de serviços e outros segmentos.

Assim, esse débito é registrado na ferramenta e as informações do devedor ficam disponíveis para consulta de outras empresas.

A empresa que deseja saber se o cliente tem pendências financeiras antes de fechar um negócio ou conceder crédito, pode consultar o Pefin.

A consulta de pendências está disponível para empresas e pode ser feita pela internet, utilizando o banco de dados da Serasa Experian.

Deverá ser informado o CPF ou CNPJ que deseja consultar e serão listados as pendências informados por usuários do sistema (indústrias, lojas, etc).

Tem diferença entre protesto e pendência no Pefin?

O protesto é um processo feito em cartório, com o intuito de registrar a dívida de uma pessoa, seja ela física ou jurídica.

Ele tem como objetivo, além de cobrar o débito, também proteger legalmente o credor.

Antes de iniciar o processo de registro da dívida, o empresário precisa analisar se tem todas as informações necessárias para executar o protesto.

Após avaliar tudo, o credor poderá ir ao cartório e solicitar o protesto do título. Os valores variam de cartório para cartório, isso depende também da região.

Já o Pefin possui um valor fixo para inclusão do débito e é realizado pela internet.

O que fazer caso tenha uma pendência no Pefin?

Em caso do cliente ter recebido a carta-comunicado informando do débito que consta em seu nome, é importante realizar o pagamento dentro do prazo informado no documento.

Junto com a carta normalmente a empresa encaminha um boleto para que a dívida seja regularizada dentro do prazo de 5 a 10 dias.

A Serasa oferece ainda outros tipos de renegociações que podem ser feitas entre cliente e empresas.

Por isso, é importante aproveitar para quitar as dívidas por meio de programas de descontos, feirões e outras propostas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.