Moradores reclamam da superlotação no transporte público de Sorocaba: ‘Nenhuma melhoria’


Em nota a Urbes diz que não há previsão de aumento de frota neste momento e que a utilização média é de apenas 11,62% da capacidade dos veículos, mesmo nos horários de pico. Passageiros reclamam de atrasos e lotações no transporte público de Sorocaba
Moradores de Sorocaba (SP) tem enfrentado dificuldades na volta do trabalho. Segundo relatos enviados à TV TEM, a superlotação e a demora em alguns pontos tem causado transtornos e prejudicado a rotina.
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A linha 47, que passa entre Vila Hortência, Jardim Prestes de Barros e Jardim Gutierres, por exemplo, é uma das linhas que vem sofrendo com a superlotação. O problema, no entanto, não é isolado. Passageiros de linhas que passam pelo Jardim Panorâmico, Cajuru e UfsCar, por exemplo, enfrentam a mesma situação. Alguns usuários afirmam que o problema já dura quatro anos.
Como forma de tentar dar um fim ao transtorno, os passageiros fizeram um abaixo-assinado para cobrar uma solução dos órgãos responsáveis.
“Das 6h às 20h a gente tem uma demanda bem alta, que já apresentamos para a Urbes e eles mesmo colocaram essa demanda como crítica. A gente já apresentou fotos, vídeos, documentação e abaixo-assinado, um pedido que a gente está fazendo há pelo menos quatro anos e a Urbes não faz nada,” comentou o usuário Mateus Ramos.
Moradores reclamam da superlotação no transportes público de Sorocaba
TV TEM
Mas não é só a superlotação que tem causado reclamações, mas a falta de ônibus também. Pessoas que moram em pontos mais distantes da cidade precisam aguardar vários minutos para poderem ir ou voltar para a casa. É o caso de moradores do Jardim Alpes, que precisam esperar 40 minutos para usar o único veículo que atende o local.
“As pessoas fazem reclamações, mas a melhoria de ônibus nada, é um ônibus só. Só de manhã no horário de pico que tem dois ônibus e a noite. No decorrer do dia, um só,” lamenta Elza Soares.
Para a TV TEM, os moradores relataram que muitas vezes, cansados de esperar o único ônibus, preferem voltar a pé. Enquanto o problema não é resolvido, a Câmara Municipal de Sorocaba se prepara para votar o novo Plano Diretor, que irá estabelecer regras sobre a mobilidade urbana para a cidade nos próximos 10 anos.
Moradores reclamam da superlotação no transportes público de Sorocaba
TV TEM
O que diz a Urbes
Em nota, a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (Urbes), informou que implementou viagens extras na Linha 10-Senac para atender a demanda nos horários de pico. O mesmo aconteceu na Linha 80 – Ufscar, que ganhou um veículo extra nos horários de pico, das 7h às 16h.
Também disse que não há variação significativa de demanda na Linha 71/1 – Jardim Panorâmico que justifique a necessidade de mudanças imediatas. Já na linha 47 – Hortência, a prefeitura informou que são oferecidas 40 viagens diárias com o intervalo de 60 minutos.
A prefeitura também explicou que a utilização média é de apenas 11,62% da capacidade dos veículos, mesmo nos horários de pico, e afirmou que não há previsão de aumento de frota neste momento.
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