Mercosul e UE firmam acordo de livre comércio entre os blocos

Após 25 anos de negociações, o Mercosul e a União Europeia chegaram a um acordo de livre comércio, considerado o maior já firmado pelo bloco sul-americano. O texto do pacto, que está pronto para revisão legal e tradução, foi divulgado durante uma reunião no Uruguai, com a presença de líderes dos dois blocos, incluindo a presidente da União Europeia, Ursula Von der Leyen.

Von der Leyen destacou a relevância do acordo ao afirmar que ele “fortalece a aliança entre os dois blocos como nunca antes”. Além disso, ela ressaltou que a parceria poderá criar um mercado global de mais de 700 milhões de consumidores, conectando economias de relevância internacional.

De acordo com nota conjunta divulgada pelos Ministérios da Agricultura e da Indústria e Comércio do Brasil, as economias dos dois blocos somam impressionantes US$ 22 trilhões. O acordo representa uma oportunidade estratégica para diversificar as exportações brasileiras, além de preservar o espaço para compras governamentais e proteger setores sensíveis como o automotivo.

Para o governo brasileiro, o pacto também reflete um compromisso com a ampliação de mercados e a atração de investimentos internacionais. A expectativa é de que o livre comércio entre Mercosul e União Europeia eleve a competitividade das economias sul-americanas, ao mesmo tempo em que fortaleça laços comerciais com um dos blocos mais influentes do mundo.

Com a revisão legal e a tradução do texto já em andamento, o acordo deve entrar em vigor nos próximos meses, abrindo caminho para novas parcerias e impulsionando a economia global.

O post Mercosul e UE firmam acordo de livre comércio entre os blocos apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.