Em alerta laranja, Chapecó pode ter alagamentos no fim de semana

Assim como boa parte do estado de Santa Catarina, a região Oeste também está em alerta laranja para risco de alagamentos e enchentes devido ao grande volume de chuva na região a partir da tarde desta sexta-feira (6).

Em alerta laranja, Chapecó tem alerta para alagamentos no fim de semana

Chapecó pode registrar alagamentos com chegada de forte temporal – Foto: Valeria Cenci/ND Mais

O coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Valter Luciano Hüning, alerta que a estimativa é de precipitação acumulada entre 100 mm e 150 mm, o que representa cerca de metade da média mensal de chuva da cidade.

“Se essa chuva ocorrer de forma espaçada, os impactos podem ser menores. No entanto, um volume concentrado em um curto período pode causar alagamentos e outros transtornos”, explicou Hüning.

O que fazer em casos de alagamentos e enchentes?

Para minimizar os riscos dos alagamentos, a Defesa Civil reforça a importância de cuidados preventivos:

  • Limpeza das áreas ao redor das residências: recolher sacos plásticos, folhas e outros materiais que possam obstruir bocas de lobo e galerias de água pluvial.
  • Evitar estacionar veículos em áreas propensas a alagamentos.

Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos intensificou o trabalho de limpeza nas galerias da cidade, removendo lixo acumulado e terra que estavam assoreando alguns pontos críticos.

Contato em caso de emergência

Caso a população identifique pontos de alagamento, é fundamental entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (49) 99167-9711. Equipes estão de prontidão para atender às ocorrências e minimizar possíveis danos.

O alerta serve como um lembrete para que todos fiquem atentos às condições climáticas e adotem medidas preventivas para garantir a segurança.

Previsão de temporais se estende para todo o estado, com previsão de volumes mais expressivos nas regiões entre o Extremo Oeste e o Alto Vale do Itajaí – Foto: Germano Rorato/ND

Chuva pode ser de até 300 milímetros, diz meteorologista

A previsão do meteorologista Piter Scheuer é de acumulados de chuva entre 200 e 300 mm. Conforme ele, há risco de enchentes entre sábado (7) e segunda-feira (9).

Conforme o meteorologista, o fenômeno é resultado da interação entre uma frente fria e a entrada de ar quente e úmido da Amazônia, o que criou áreas de instabilidade.

Riscos de alagamentos devido ao forte temporal – Foto: Divulgação/ND

O sistema de baixa pressão deve intensificar a possibilidade de tempestades, principalmente no fim de semana. A situação começa a melhorar na terça-feira (10), conforme o meteorologista Piter Scheuer.

Cronograma do tempo:

  • sexta-feira (6): chuva começa no Rio Grande do Sul pela manhã, avança para outras áreas à tarde. Temporais podem ser registrados em todas as regiões do Sul devido ao calor e à umidade;
  • sábado a segunda-feira (7-9): Período crítico, com volumes de até 300 mm acumulados em 72 horas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.