Aeroporto no AM onde urubu atingiu avião já foi interditado por problemas com animais, diz Anac

Agência Nacional de Aviação Civil informou que identificou falhas no sistema de proteção do aeroporto durante inspeção realizada em julho deste ano Urubu colide com avião bimotor em movimento no interior do Amazonas
O aeroporto de Eirunepé, no interior do Amazonas, onde um urubu ficou pendurado em um para-brisa de um avião após colisão durante um voo, já havia sido fechado por problemas com animais. A informação é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e foi divulgada nesta sexta-feira (6). A colisão ocorreu na quinta-feira (5).
Segundo informações obtidas pela Rede Amazônica junto ao Aeroporto de Envira, cidade de onde o avião decolou, e à empresa responsável pelo monomotor, a colisão com a ave ocorreu quando a aeronave se aproximava para pousar em Eirunepé. O impacto quebrou o para-brisa e a ave ficou presa à estrutura.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
À reportagem, a Anac disse que realizou uma inspeção no Aeroporto de Eirunepé em julho deste ano. Na ocasião, os fiscais encontraram diversas irregularidades no sistema de proteção do aeródromo.
“Por conta disso, foi emitido um auto de infração, e, em agosto de 2024, uma medida cautelar de proibição de pousos foi imposta, devido à presença recorrente de animais na área do aeroporto, conforme relatado por uma empresa aérea”, disse a Anac.
A proibição, no entanto, foi revogada ainda em agosto, após o aeroporto apresentar novas informações e correções nos problemas detectados pela Anac. “Desde então, a Agência acompanha regularmente as condições do local por meio do processo de vigilância continuada, que inclui a análise de planos de ações corretivas enviados pelo operador”.
“A Anac monitora e fiscaliza o cumprimento dessas obrigações para garantir a segurança das operações, podendo tomar novas medidas restritivas caso as condições de operação na infraestrutura não estejam cumprindo padrões adequados de segurança”.
Por fim, a Anac informou que apuração de incidentes e acidentes aeronáuticos, como a colisão entre aves e aeronaves, é uma atribuição do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), e não da agência.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.