5 sinais de má circulação grave, que pode provocar de queda de cabelo a AVC

O coração rouba a cena, mas o sangue também possui extrema importância para o organismo humano, pois é responsável por distribuir hormônios, gás oxigênio e nutrientes que o corpo necessita para funcionar adequadamente. Quando ocorre má circulação, outros órgãos podem ser comprometidos e, por isso, o corpo dá alguns sinais para alertar sobre o problema, como a queda de cabelo, inchaço e cãibras.

Mulher com queda de cabelo

Queda de cabelo pode ser um sinal de má circulação – Foto: Reprodução/ND

Conforme explica o cirurgião vascular do Hospital Israelita Albert Einstein, Hilton Waksman, a má circulação tem origem em doenças que danificam as estruturas das veias e artérias.

Quando o sangue não cumpre sua função de distribuir oxigênio e nutrientes para o corpo, uma série de doenças podem ser desenvolvidas, desde varizes, a outras mais graves, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral), aneurisma e trombose venosa.

5 sinais de má circulação grave

Os sintomas de problemas de circulação podem variar de intensidade, sendo apresentados de forma branda ou mais acentuada. Contudo, se perceber alguma alteração dessas no corpo, é recomendado procurar atendimento médico para investigar as suas causas e iniciar o tratamento adequado.

1. Dores nas pernas

As dores nas pernas quando não se realizou exercícios físicos ou outros esforços, podem indicar problemas no sistema circulatório.

Segundo Waksman, isso acontece porque as veias dos membros inferiores não conseguem fazer o sangue retornar ao coração e se acumulam no interior das veias, causando inflamação dos tecidos, varizes e dores nas pernas.

Mulher com dor na perna

Dores nas pernas frequentes pode ser causa de problemas na circulação – Foto: Reprodução/ND

O cansaço inexplicável nas pernas também é um sinal. Normalmente, ele aparece quando a pessoa inicia uma atividade, mas precisa parar várias vezes para descansar, pois não sente forças para continuar.

2. Cãibras

É comum que cãibras surjam nos membros inferiores e extremidades do corpo, porque essas áreas estão distantes do coração.

Contudo, quando se tornam frequentes, podem ser sinal de má circulação e até de doença neurológica, sendo necessário realizar exames mais aprofundados para saber quais são as suas causas.

3. Inchaço

Os inchaços, principalmente na região dos pés, podem estar associados ao desenvolvimento de varizes, doença causada pela má circulação.

Uma vez que o sangue não volta em quantidade suficiente para o coração, ele casa acúmulo de líquidos nos membros inferiores.

Mulher com varizes na perna

Varizes são doenças causadas pela má circulação – Foto: Reprodução/ND

4. Alteração na coloração da pele

Há casos em que os problemas circulatórios alteram a coloração da pele, que pode apresentar tons mais arroxeados do que o normal, especialmente, nos membros inferiores.

De acordo com o médico especialista, esse sintoma é mais comum em pessoas que ficam longos períodos de tempo em pé ou sentadas.

5. Queda de cabelo

Até o couro cabeludo pode ser afetado em casos de má circulação, tornando os folículos capilares fracos e propensos a queda de cabelo, devido à falta de nutrientes e oxigênio.

Além disso, o problema também prejudica a remoção de resíduos do couro cabeludo, impedindo que o cabelo cresça de maneira saudável.

Como combater a má circulação?

Mulheres fazendo pilates para combater a má circulação

Atividades físicas são importantes para evitar má circulação – Foto: Pixabay/ND

O médico do Hospital Albert Einstein aponta que a maioria das causas de doenças na circulação sanguínea são decorrentes de maus hábitos e podem ser evitados com uma dieta mais equilibrada e exercícios físicos.

Alimentos como verduras, frutas e legumes fornecem nutrientes que ativam a circulação e colaboram para o fortalecimento dos vasos sanguíneos.

Além disso, ao movimentar o seu corpo, os tecidos passam a consumir mais oxigênio e glicose, fazendo com que o sangue circule melhor por todos os membros para suprir a nova demanda, além de aumentar a disponibilidade de gás oxigênio e nutrientes.

“Negligenciar um problema de circulação pode agravar a situação e levar a doenças mais sérias, com danos irreversíveis. A prevenção é sempre a melhor forma de se cuidar. Além de adotar hábitos mais saudáveis, é aconselhável fazer um check-up uma vez por ano, o que permite verificar se o seu sistema está funcionando normalmente”, completou o médico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.