Donos do Xiaomi SU7 reclamam dos freios fracos do novo carro elétrico

Imagine um carro esportivo que não oferece a segurança necessária ao ser colocado em condições extremas. Essa tem sido a experiência de alguns donos do Xiaomi SU7 Max, modelo topo de linha da montadora chinesa Xiaomi. Apesar de impressionar com 673 cavalos de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos, o carro tem enfrentado críticas devido ao desempenho insatisfatório dos seus sistemas de frenagem.

Pontos Principais:

  • Xiaomi SU7 Max foi criticado por falhas nos freios em condições extremas.
  • Modelo utiliza freios de compostos NAO, projetados para uso urbano.
  • Comparação com rivais mostra freios menores e menos eficientes.
  • Empresa anunciou o SU7 Ultra com melhorias nos freios para 2025.

O Xiaomi SU7 foi lançado com a promessa de rivalizar com modelos como o Porsche Taycan Turbo, mas não tem correspondido às expectativas. Um dos casos que mais repercutiu foi o do influenciador Tang Zhu Liao Che, que perdeu o controle do veículo no circuito de Tianma, em Xangai. Após várias voltas, os freios falharam completamente, resultando em um grave acidente. Imagens e vídeos do incidente mostraram desgaste severo das pastilhas de freio, que quase chegaram ao limite de uso.

O Xiaomi SU7 Max, com 673 cv, impressiona pelo desempenho, mas enfrenta críticas por falhas nos freios. Problemas surgem em condições extremas, destacando limitações técnicas importantes.
O Xiaomi SU7 Max, com 673 cv, impressiona pelo desempenho, mas enfrenta críticas por falhas nos freios. Problemas surgem em condições extremas, destacando limitações técnicas importantes.

A análise técnica aponta para a utilização de freios de compostos NAO (não asbestos orgânicos), desenvolvidos para uso urbano. Esses freios não suportam o estresse gerado em frenagens intensas e repetidas, como em condições de pista. Enquanto o Porsche Taycan possui discos de freio de 16,1 polegadas na dianteira, o Xiaomi SU7 apresenta discos menores, comparáveis aos do Honda CR-V, um SUV familiar com menor peso e potência.

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Além disso, o peso do SU7, cerca de 2.300 kg, aumenta a demanda sobre os freios. A Xiaomi respondeu às críticas destacando que o modelo foi desenvolvido para uso em estradas, não sendo adequado para circuitos. No entanto, a justificativa não agradou parte do público, que questiona a coerência de promover o veículo como esportivo sem oferecer componentes adequados para uso de alta performance.

Diante das críticas, a empresa anunciou o desenvolvimento do SU7 Ultra, previsto para 2025. Essa versão contará com freios de carbono-cerâmica, projetados para resistir a altas temperaturas e condições extremas. A montadora também informou que o Ultra já estabeleceu um recorde de volta no circuito de Nürburgring, na Alemanha.

O incidente com o SU7 Max e a resposta da Xiaomi levantam questionamentos sobre sua preparação para competir no mercado de veículos elétricos esportivos. Embora a marca tenha consolidado sua posição em outros segmentos, o caso destaca a complexidade de oferecer produtos automotivos confiáveis e de alto desempenho.

Apesar dos esforços para resolver o problema, o SU7 Ultra terá o desafio de restaurar a confiança dos consumidores e provar que a Xiaomi pode competir com nomes estabelecidos no segmento de veículos elétricos esportivos, como Porsche e Tesla.

Fonte: NoticiaisAutomotivas, MI e Epoca.

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