CEO da CATL afirma que estratégia de Elon Musk para baterias está fadada ao fracasso

O CEO da CATL, Robin Zeng, expressou ceticismo sobre a aposta da Tesla nas células cilíndricas 4680, uma das principais inovações promovidas por Elon Musk. Em declaração à Reuters, Zeng afirmou que a tecnologia “vai falhar e nunca terá sucesso”, citando desafios técnicos e custos elevados como os principais obstáculos. Durante uma reunião com Musk na China, Zeng compartilhou suas preocupações, o que teria deixado o CEO da Tesla em silêncio.

Pontos Principais:

  • Robin Zeng, da CATL, criticou a viabilidade das células cilíndricas 4680 da Tesla.
  • Baterias LFP da CATL são amplamente usadas, incluindo em veículos da Tesla.
  • Relatório aponta desafios de custo e tecnologia para as células 4680.
  • Elon Musk é conhecido por estabelecer prazos agressivos em projetos.

A CATL, maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, tem se destacado pelo desenvolvimento de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). Essas baterias, embora tenham menor autonomia em comparação às células cilíndricas da Tesla, são amplamente utilizadas devido ao custo-benefício. Modelos da Tesla fabricados na China e veículos da Ford, como o Mustang Mach-E e o F-150 Lightning, utilizam as baterias da CATL.

Robin Zeng, CEO da CATL, afirmou que as células cilíndricas 4680 da Tesla enfrentarão fracassos técnicos e econômicos. Ele destacou desafios de custo e eficiência na tecnologia desenvolvida pela Tesla.
Robin Zeng, CEO da CATL, afirmou que as células cilíndricas 4680 da Tesla enfrentarão fracassos técnicos e econômicos. Ele destacou desafios de custo e eficiência na tecnologia desenvolvida pela Tesla.

Zeng destacou que a Tesla anunciou recentemente a produção de 100 milhões de células 4680. No entanto, um relatório do The Information revelou que Musk impôs prazos apertados para sua equipe resolver problemas técnicos e financeiros relacionados à nova tecnologia, com uma meta de conclusão até o fim deste ano.

O CEO da CATL também comentou sobre o estilo de gestão de Musk, conhecido por pressionar equipes com prazos agressivos. Zeng relembrou um diálogo em que questionou o motivo por trás de metas tão curtas, ao que Musk respondeu que a intenção era motivar as pessoas a atingir resultados mais rapidamente.

Apesar das críticas, Zeng reconheceu as habilidades de Musk em áreas como software, chips e tecnologia mecânica, embora tenha enfatizado que o CEO da Tesla não possui profundo conhecimento sobre baterias. Essa limitação pode ser um fator complicador no desenvolvimento de inovações como as células 4680.

Em meio às polêmicas, a Tesla segue diversificando seus projetos, que incluem robotáxis e robôs humanóides. Entretanto, muitos desses empreendimentos enfrentam dificuldades para atender aos prazos estabelecidos.

As baterias desempenham um papel crucial na evolução dos veículos elétricos, e a concorrência no setor deve continuar a impulsionar inovações. Com diferentes estratégias e tecnologias, empresas como a CATL e a Tesla buscam liderar esse mercado em expansão.

Fonte: OlharDigital e Caltech.

O post CEO da CATL afirma que estratégia de Elon Musk para baterias está fadada ao fracasso apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.